Notícias 20/02/2017 - 09:19 - Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Tocantins ganha Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde

Secretário Marcos Musafir visita observa monitores do Integra SUS Secretário Marcos Musafir visita observa monitores do Integra SUS - Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins
Integra SUS reúne banco de dados estratégicos da Saúde Integra SUS reúne banco de dados estratégicos da Saúde - Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins
Integra SUS funciona dentro da sede da Saúde concentrando informações estratégicas da gestão do SUS no Tocantins - Zezinha Carvalho_400.jpg Integra SUS funciona dentro da sede da Saúde concentrando informações estratégicas da gestão do SUS no Tocantins - Zezinha Carvalho.jpg - Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), está trabalhando nos últimos detalhes da implantação do Integra Saúde, um espaço que vai funcionar dentro da sede da Secretaria de Saúde, concentrando informações estratégicas para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins.

Neste centro, que é o segundo a ser implantado no Brasil, serão monitorados em tempo real os indicadores de saúde, como taxa de mortalidade por violência, doenças crônicas, casos de dengue, zika, chikungunya, leishmanioses, doenças transmissíveis, inspeções da Vigilância Sanitária, ocupação de leitos de hospitais, entre outros. As informações serão coletadas, tratadas, analisadas, disponibilizadas e servirão de subsídio para que técnicos possam coordenar, com mais precisão, a ações da Secretaria.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, o Integra SUS chega ao Tocantins por determinação do governador Marcelo Miranda e visa dar ainda mais transparência aos dados e ações da Saúde. “Também vai possibilitar mais efetividade e celeridade na tomada de decisões e o fortalecimento das ações. Sem informação não há gestão e teremos uma ferramenta que vai permitir apoiar os gestores municipais e ter acompanhamento e controle sobre tudo o que diz respeito à saúde pública no Tocantins”, afirmou.

Para a diretora da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes, a concentração e o compartilhamento desses dados vão contribuir para que sejam evitados desencontros de informação. “Em situações em que seja necessário o uso de mais bolsas de sangue, como na ocasião de muitas cirurgias simultaneamente, podemos saber dessa necessidade em tempo real, falar com determinado município por meio do Integra e termos tempo hábil para providenciar as bolsas necessárias. A partir do Integra SUS acredito que teremos uma universalização de informações e com isso o atendimento a todas as demandas dentro do prazo previsto”, disse.

A superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde, Liliana Fava, destacou que a participação dos municípios será de extrema importância, uma vez que figuram como maiores produtores de dados. “Os municípios, juntos com as áreas técnicas, produzirão os dados que serão analisados pelas nossas equipes e que irão compor os 17 painéis da sala do Integra”, enfatizou.

Integra Saúde

O Integra SUS é inspirado em um centro de informações do Estado de Goiás, onde técnicos do Tocantins estiveram coletando informações e trocando experiências para conseguir tornar esse projeto uma realidade no Estado. Desta forma, esse centro de planejamento estratégico será o segundo instalado em todo o Brasil.

O Integra vai possibilitar ainda a realização de webconferências com os 139 municípios, agilidade nos atendimentos, produção de mapas da saúde, planilha de indicadores georreferenciados, fortalecimento e modernização da gestão por governança. “Com informações mais seguras e fidedignas, a promoção, a proteção, a atenção humanizada e a recuperação da saúde da população tocantinense serão mais efetivas e eficazes”, lembra o secretário Musafir.

O Integra no Tocantins foi totalmente financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que viabilizou toda infraestrutura e em troca seus técnicos também utilizarão o local.