Notícias 20/06/2017 - 17:42 - Luciana Barros/Governo do Tocantins

Vigilância Sanitária Estadual realiza inspeção no HGP

Equipe da Vigilância Sanitária Estadual realiza inspeção no HGP_400.jpg Equipe da Vigilância Sanitária Estadual realiza inspeção no HGP.jpg - divulgação

Técnicos e inspetores sanitários da Vigilância Sanitária Estadual (Visa) realizaram uma inspeção no Hospital Geral de Palmas (HGP). A vistoria consiste em ação de rotina para o Licenciamento Sanitário do hospital, com verificação de diversos itens, incluindo a identificação de situações de riscos  à saúde pública. A ação é desenvolvida pelas gerências de inspeção e monitoramento de serviços de interesse a saúde e inspeção e monitoramento de produtos de interesse a saúde.

O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Thiago Botelho, lembra que o trabalho é uma ação de rotina. “É uma ação articulada nesta unidade hospitalar de tamanha complexidade que é o HGP. Após a atividade, será elaborado um relatório de inspeção. Vale destacar pontos positivos da unidade como o acesso mais controlado ao hospital, o que evita a circulação de bactérias que levam a infecções. Outro fator que trouxe uma evolução foi a retirada da tenda provisória, onde os pacientes agora podem contar com novo local com mais higiene  e conforto, atendendo as legislações vigentes. A atividade tem caráter de fiscalização e educação”, informou.

A inspeção de rotina já foi realizada este ano nos Hospitais estaduais de Araguaína, Dianópolis, Xambioá, Miracema, Gurupi, Guaraí, Alvorada, Araguaçu, Paraíso, Hospital e Maternidade Tia Dedé, Maternidade Dona Regina e Hospital Infantil de Palmas.

Sobre a visa

A Vigilância Sanitária é considerada trabalha com ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas  sanitários  decorrentes  do meio ambiente, da produção e circulação de bens e serviços  de interesse da saúde.